Viaja cá dentro com a tua biblioteca

Este é o espaço da tua biblioteca escolar. Um lugar para conhecer, ler, aprender, entender, descobrir, estudar...Além de livros, podes encontrar vídeos, DVD’s, CDs e navegar na Internet. Mas o livro é sempre o livro… é através da sua leitura que podemos viajar no tempo e no espaço, visitar épocas longínquas, lugares admiráveis e desconhecidos. É um mundo de poesias, de lendas, de ficção, de histórias de terror e de amor…

terça-feira, 23 de novembro de 2010

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

HORA DO CONTO NA EB1 DE PALMAZ
Para lembrar, mais uma vez, a importância de uma alimentação com qualidade, escolhi a história tradicional «O caldo de pedra». Este livro está na biblioteca da escola sede.
Contei com a colaboração do Clube de Ilustradores para fazer os cenários e a construção de um palco, utilizando uma simples caixa de cartão. Fizeram ainda as personagens da história com colheres de pau e alguns retalhos de tecidos.
As minhas tarefas foram procurar uma panela de ferro com três pés! Por acaso, a minha mãe tinha uma. Lembrei-me que o frade da história poderia ter uma amiga e como tal pedi um fato de freira emprestado. Foi vestida de freira que contei esta história que encantou miúdos e graúdos.
A ajuda das professoras titulares de turma e de alunos foi imprescindível para que a hora do conto resultasse, pois foram eles que deram vida às personagens!
No final, como a história falava sobre um caldo, escolhi sensibilizar os alunos, para a importância da sopa, com a visualização de um PowerPoint mostrando algumas boas razões para comer sopa. 
Seguidamente, os alunos do 1º e 2º ano cantaram a cantiga do Avô Cantigas «Come a sopa, vá lá» ao mesmo tempo que viam o vídeo.


Claro que eles já sabiam cantar porque, anteriormente, solicitei o professor de música para ensaiar com eles. Para finalizar, pedi aos alunos que ilustrassem esta bonita letra e assim surgiu um livro muito bonito!
Os alunos do 3º e 4º ano cantaram «Sopa - Pé com Pé», uma música e letra de autoria de uma banda brasileira.


Claro que já tinham tido a oportunidade de ensaiarem com o professor de música nas suas aulas. Estes alunos fizeram um trabalho de escrita muito interessante.
Estas actividades surgiram no âmbito da semana da alimentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário