Viaja cá dentro com a tua biblioteca

Este é o espaço da tua biblioteca escolar. Um lugar para conhecer, ler, aprender, entender, descobrir, estudar...Além de livros, podes encontrar vídeos, DVD’s, CDs e navegar na Internet. Mas o livro é sempre o livro… é através da sua leitura que podemos viajar no tempo e no espaço, visitar épocas longínquas, lugares admiráveis e desconhecidos. É um mundo de poesias, de lendas, de ficção, de histórias de terror e de amor…

terça-feira, 17 de maio de 2011

Produções AEPB

Ser voluntário
Pretendemos que os alunos conheçam as variadas formas de voluntariado, que percebam a sua importância e a sua influência na nossa comunidade. Será que vamos conseguir sensibilizar os nossos colegas e amigos de forma a tornarem-se jovens voluntários?
Primeiro, tens de saber que um voluntário deve:
SER
Um cidadão activo, atento, solidário, alegre, responsável, sensível, carinhoso e amigo.
TER
Vontade de ajudar os outros, disponibilidade; espírito de iniciativa; capacidade de gestão; espírito de sacrifício; desprendimento.
Se já és uma pessoa com estas características, atreve-te a mudar a opinião daqueles que pensam que os jovens não se preocupam com nada de importante e que muitos ignoram os problemas sociais.
Não serás o único, pois em Portugal existem milhares de jovens que pensam que como tu e que fazem do voluntariado uma parte importante da sua vida, tendo como recompensa um sorriso daqueles que auxiliam.
Afinal, o voluntariado pode significar, para ti, uma ocupação dos teus tempos livres, o querer fazer bem aos outros e até à comunidade em que vives.´
Ambiente
Se pensas que o ambiente precisa da tua ajuda, tens de ter consciência dos impactos ambientais, ser adepto da política dos 4 Rs, ser sensível para com o ambiente e adotar o lema:
“pensar global, agir local”
Educação   

Se achas que a educação no nosso país está condenada ao fracasso, então torna-te voluntário nesta área. Mas lembra-te que precisas de ser humilde, persistente criativo, ter vontade, ter capacidade de adaptação, um sentido muito prático e seguir o lema:
“Pela educação, um sorriso!”
Saúde 

Se estás mais preocupado com a saúde precária do teu país, abraça esta causa. A paciência, a alegria, a compreensão, o dinamismo, a empatia e o sentido prático terão de ser qualidades indispensáveis na tua forma de ver e entender o mundo. Adere ao tema:
“ ajudar com o que mais sabes”
Apostolado

Se é a religião que te move e dá mais sentido à tua vida, serás, com certeza, um jovem tolerante, otimista, confiante, honesto, humilde e alegre. Ser-te-á fácil aceitar o lema:
“Levar a palavra a quem precisa abrindo os horizontes da Fé.”
Acção e Solidariedade Social 
S
Se o que te realiza é satisfazer as necessidades básicas das pessoas mais necessitadas da sociedade em que tu vives e que, infelizmente, são cada vez mais, então, cria uma ponte de ligação entre ti e os que necessitam da tua ajuda. Dá a mão ao lema:
“Partilha a tua almofada e junta-te ao social!”

Sai do sofá, esquece o facebook, desliga a televisão, esconde o telemóvel, ignora o computador e agarra esta causa.

“Ensina a desenrolar, não desenroles”

Letícia, Márcia, Fabiana


No clube AEPB as alunas fizeram uma pesquisa sobre Instituições de Solidariedade Social locais. Alguma da informação recolhida foi devidamente tratada resultando nestes elucidativos cartazes.








Sem comentários:

Enviar um comentário