Viaja cá dentro com a tua biblioteca

Este é o espaço da tua biblioteca escolar. Um lugar para conhecer, ler, aprender, entender, descobrir, estudar...Além de livros, podes encontrar vídeos, DVD’s, CDs e navegar na Internet. Mas o livro é sempre o livro… é através da sua leitura que podemos viajar no tempo e no espaço, visitar épocas longínquas, lugares admiráveis e desconhecidos. É um mundo de poesias, de lendas, de ficção, de histórias de terror e de amor…

terça-feira, 12 de abril de 2011

Hora do Conto


Páscoa
Esta quadra festiva lembra aos nossos alunos mais pequeninos, as amêndoas, os ovinhos de chocolate e os coelhinhos.
Então, nada melhor que lhes oferecer uma Hora do Conto recheada destes «ingredientes»!
A história escolhida foi «O coelhinho que não era de Páscoa» de Ruth Rocha. Uma história que nos fala de um coelho que sabe o que não quer, mas sabe muito bem o que quer ser.
O Clube de Ilustradores e os elementos da equipa da biblioteca, «puseram mãos à obra» e nasceram algumas personagens desta história feitas com os mais diversificados materiais. O coelho Vivinho foi feito em esponja e ficou muito bonito! A borboleta, a abelha e o beija-flor, foram feitos com pasta de papel e ficaram muito originais. Os irmãos do coelho Vivinho passaram a ter latas como corpo e bolas de ping pong como cabeças, enfeitadas com laços e lacinhos e até cabelinho!
Claro que uma história de Páscoa não fica bem se não tiver ovos. Então, numa loja de chineses, encontrei uns ovinhos de esferovite e lembrei-me:
«Que tal levar estes ovinhos para os meninos pintarem?»
Com todos os materiais para animar a história, eu e a Cristina fomos de «malas aviadas» para a escola EB1 de Travanca. Os pequeninos do 1º e 2º ano estavam curiosos e quando me viram chegar com a Caixa mágica ( onde estavam alguns materiais) perguntaram:
«Quem faz anos hoje?»
Coitadinhos, pensaram que era um bolo!
A história foi contada e posso afirmar que os meninos não ficaram com pena de não ter sido um bolo! Ficaram encantados com a história e com os personagens. Depois de terem brincado com as personagens, pintaram os «ovos chineses».
Como correu tão bem, achámos que deveríamos ir contar esta linda história aos pequerruchos do pré-escolar de Travanca!
Na opinião deles, foi espetacular, maravilhoso, um dia «fixe»…
No final da história, fomos surpreendidos com a visita do senhor presidente da Junta de Freguesia que vinha acompanhado por um menino que trazia uma grande cesta de amêndoas e ovinhos de chocolate!!!
Esta Hora do Conto não podia ter terminado de melhor forma!

Agora, desejo a todos uma feliz Páscoa e um descanso merecido!

Sem comentários:

Enviar um comentário