Viaja cá dentro com a tua biblioteca

Este é o espaço da tua biblioteca escolar. Um lugar para conhecer, ler, aprender, entender, descobrir, estudar...Além de livros, podes encontrar vídeos, DVD’s, CDs e navegar na Internet. Mas o livro é sempre o livro… é através da sua leitura que podemos viajar no tempo e no espaço, visitar épocas longínquas, lugares admiráveis e desconhecidos. É um mundo de poesias, de lendas, de ficção, de histórias de terror e de amor…

terça-feira, 12 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA

Dia
Actividade
Destinatários
Local
Dia 14 de Março
15:00 – Sombras Chinesas «A lenda de Pedro e Inês»
5º B- 1 Aluno
5º C- 1 aluno
6º A- 1 aluno
7º A- 21 alunos
7º B- 1 aluno
8º A- 1 aluno
9º A- 5 alunos
9º c- 14 alunos
Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis
Dia 15 de Março
14:30 – Teatro de Fantoches «Romeu e Julieta»
6º A
4º Ano EB1 Areosa
Biblioteca Escolar da EB2/3
Dia 16 de Março
10:15 - Hora do Conto e Oficina de Escrita Criativa «O pinheiro aventureiro»
5º B
5º D
Biblioteca Escolar da EB2/3
Dia 17 de Março
10:15 - Sombras Chinesas «A lenda de Pedro e Inês»
5º A
5º C
Biblioteca Escolar da EB2/3
Dia 17 de Março
14:00 - Hora do Conto e Oficina de Escrita Criativa «O pinheiro aventureiro»
3º Ano
EB1 Curval
Dia 18 de Março
10:00 – Concurso de Leitura
2º Ciclo; 3º Ciclo, CEF; EFA
Biblioteca Escolar da EB2/3





























A Semana da Leitura decorreu entre os dias 14 e 18 de Março. O tema selecionado para esta Semana da Leitura foi o teatro de forma a sensibilizar os alunos para esta forma de arte e de comunicação.
Para comemorar o S. Valentim, a biblioteca orientou as actividades no sentido de os alunos conhecerem grandes histórias de amor.
Na Semana da Leitura, todas essas grandes histórias de amor foram um ponto de partida para se realizarem pequenas peças de teatro sob diversas formas.
«A Lenda de Pedro e Inês» na Biblioteca Ferreira de Castro
Assim, a iniciar a Semana da Leitura, alguns alunos deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis para apresentar a peça de Teatro de Sombras Chinesas sobre «A Lenda de Pedro e Inês»
É de salientar que as sombras chinesas foram elaboradas pelos alunos, no Clube de ilustradores, com a coordenação da professora de EV, Clara Coutinho.
Sobre esta iniciativa, os alunos que assistiram escreveram:
«Quando lá chegámos fomos muito bem recebidos pela funcionária Natália Vieira, que nos mostrou o interior da biblioteca. Fizemos um jogo muito divertido.
Adorámos a peça e gostaríamos de voltar a assistir a uma peça idêntica. Os alunos que deram vida a este teatro, souberam agarrar, muito bem, este desafio. Alguns dos outros alunos também desejariam participar nesse tipo de actividades.»

«A Lenda de Pedro e Inês» na Biblioteca da Escola Sede
O teatro de sombras chinesas «A Lenda de Pedro e Inês», também foi apresentado na biblioteca da escola sede. Desta vez, os alunos do 5º A e do 5º C foram os convidados.
Sobre esta iniciativa, os alunos que assistiram escreveram:
«Os alunos manifestaram interesse e gosto pelo teatro de sombras tendo referido que gostaram muito do teatro e do cenário, e que tudo estava bem organizado.
As sombras chinesas despertaram muita curiosidade e interesse, pois no final da representação foram muitos os alunos que queriam visualizar como eram feitas as personagens. 
O acto de que mais gostaram corresponde ao momento em que “D. Pedro e D. Inês fugiram a cavalo”.
Agradecemos terem-nos convidado e esperamos novo convite.»
Teatro de Fantoches «Romeu e Julieta»
No dia 15 de Março, alunos do 4º ano da EB1 de Areosa e alunos da turma do 6º A assistiram, a uma peça de teatro de fantoches sobre a história de amor de «Romeu e Julieta».



Os fantoches foram feitos pela professora de EV, Marília Macedo. O cenário também foi ela que o imaginou. O palco de apresentação da peça de teatro foi concebido pelas duas assistentes operacionais que trabalham na biblioteca: a Helena e a Cristina. É de salientar a prestação destas duas funcionárias como as atrizes que deram vida aos fantoches.
Sobre esta atividade, os alunos da EB1 de Areosa deram a sua opinião:
«A turma da Areosa gostou do teatro e em especial o humor de Frei Lourenço. No final há mortes mas também a união das duas famílias. O amor conseguiu ser maior que tudo.
A representação foi ótima e os fantoches eram engraçados. De certeza que deu muito trabalho. Gostávamos de voltar, para ver mais teatros.»
Os alunos do 6º A, escreveram:
«A nossa turma gostou muito de assistir a esta peça, porque apesar de já conhecermos a história, nunca a tínhamos visto em fantoches.
Os fantoches estavam muito atraentes. Gostámos também de ouvir a leitura dialogada.
O cenário estava muito bem desenhado e construído.
Com este teatro, apesar da morte de Romeu e Julieta, aprendemos que não devem haver desentendimentos entre as pessoas, principalmente as da mesma família.
Agradecemos terem-nos convidado e esperamos novo convite.»

Hora do Conto «O Pinheiro Aventureiro» na biblioteca da escola sede
Foi no dia 16 de Março que, na biblioteca da escola sede, aconteceu a Hora do Conto. A história selecionada foi «O Pinheiro Aventureiro» de Renata Gil. Uma história que fala sobre um pinheiro especial, que cansado de estar sempre no mesmo lugar, decide libertar-se e correr mundo com a ajuda de uma andorinha.
A professora bibliotecária, contou a história, enquanto as imagens iam aparecendo na tela, ao som de uma bonita música com sons de animais.

Sobre esta Hora do Conto, os alunos convidados do 5º B e do 5º D, escreveram:
«Gostámos muito. Foi interessante. Gostámos muito do final onde tudo acabou bem. O pinheiro, com tanta força de vontade, conseguiu realizar o seu desejo, ficou feliz e até foi um pinheiro de Natal.
As personagens que nós mais gostamos foi a andorinha, porque ensinou o pinheiro a voar e o pinheiro porque nos fazia rir.
Gostámos de vir à biblioteca ouvir a história porque nos levou ao mundo da fantasia.
Esperamos que actividades como esta se repitam.»
Depois da história contada, estes alunos participaram numa Oficina de Escrita Criativa «Caligrama da Letra Importante». O objetivo era desenhar uma das letras de uma palavra de forma a sublinhar-lhe o seu significado. Os alunos só tinham de escolher uma das personagens da história para fazer o seu caligrama.
Querem ver como os trabalhos ficaram?  http://issuu.com/lurdessoares/docs/apresenta__o1

HORA DO CONTO NAS ESCOLAS DO 1º CICLO
Hora do Conto «O Pinheiro Aventureiro» na EB1 do Curval

A Hora do Conto foi até à escola da EB1 do Curval. Foi na sala do 3º ano, com os alunos da professora Marília. Os alunos estavam encantados com a história! No final do conto, também eles participaram numa Oficina de Escrita Criativa. A proposta de escrita foi produzir um texto narrativo com as personagens da história «à moda de Maria Alberta Meneres».

Hora do Conto «O Pinheiro Aventureiro» na EB1 de Palmaz e Areosa



A Hora do Conto do Pinheiro Aventureiro «ganhou asas e voou» até às escolas de Palmaz e de Areosa. Também estes alunos, ouviram a história e participaram em Oficinas de Escrita Criativa.
As produções dos alunos feitas nas Oficinas resultaram num interessante livro digital.
Deixo aqui o link para poderem consultar e deixar a vossa opinião!

http://issuu.com/lurdessoares/docs/o_pinheiro_aventureiro_1_ciclo_palmaz


CAFÉ COM LETRAS
Esta foi uma iniciativa da professora de Língua Portuguesa, Ana Isabel Alves. Chegou à biblioteca e apresentou a sua ideia:
«Paula, que achas de fazer um momento de leitura de poesias? Qualquer pessoa que quisesse, lia uma poesia em voz alta e ao mesmo tempo saboreava um bolinho acompanhado por um chá ou um café. Que tal?»
A Cristina, fez um bolo de ananás delicioso. A professora Ana Isabel optou por fazer um saboroso bolo de cenoura com cobertura de chocolate e a Helena trouxe toalhas em linho. Vejam só o requinte do momento!
Comeu-se, bebeu-se e leu-se poesia na biblioteca!
Aderi à ideia e também eu li uma pequena poesia! Alguns professores, incluindo o diretor da escola e assistentes operacionais abraçaram esta iniciativa e leu-se poesia na biblioteca em voz alta.

Sem comentários:

Enviar um comentário