Viaja cá dentro com a tua biblioteca

Este é o espaço da tua biblioteca escolar. Um lugar para conhecer, ler, aprender, entender, descobrir, estudar...Além de livros, podes encontrar vídeos, DVD’s, CDs e navegar na Internet. Mas o livro é sempre o livro… é através da sua leitura que podemos viajar no tempo e no espaço, visitar épocas longínquas, lugares admiráveis e desconhecidos. É um mundo de poesias, de lendas, de ficção, de histórias de terror e de amor…

segunda-feira, 20 de junho de 2011

VOLUNTARIADO.COM

No âmbito do ano internacional do voluntariado, das boas acções e da solidariedade, no início do ano letivo, na biblioteca, nasceu um projecto para sensibilizar alunos e professores. Foram apresentadas três propostas de trabalho dirigidas aos três ciclos.
Este projeto foi designado com «Voluntariado.com» e a metodologia seguida foi:

Elaboração das propostas de trabalho, pela Professora Bibliotecária;
Envio das propostas para o Pré-escolar, 1º Ciclo e Directores de Turma do 2º Ciclo; para o 3º ciclo e turmas CEF e EFA foi realizada uma acção de sensibilização para o projecto;
Envio de ficha de inscrição;
Desenvolvimento da actividade em contexto de sala de aula – Formação Cívica e TIC – em articulação com a BE;
Selecção e compilação dos trabalhos, pela Professora Bibliotecária
Mostra dos trabalhos, em diferentes suportes, na BE – com calendarização das visitas;
No final de mais um ano letivo, os professores das turmas do 6ºA, 6º C, 5º C, CEF e EFA foram convidados a deslocar-se à biblioteca para conhecerem o projeto e verem a exposição «Voluntariado.com», no âmbito da promoção da Literacia Digital
Esta exposição pretendeu ser uma mostra dos trabalhos dos alunos e professores envolvidos neste projeto.
Não posso deixar de referir que este projeto foi selecionado para ser apresentado no Encontro Interconcelhio de Bibliotecas Escolares de Entre Douro e Vouga.
Podem ter acesso a alguns momentos do projeto:
Caso tenham curiosidade em ver os trabalhos dos alunos, podem aceder aos links abaixo:

Sem comentários:

Enviar um comentário