Com o livro nas mãos, a professora bibliotecária ia lendo a história, ao mesmo tempo que os alunos viam as imagens em powerpoint, tendo como fundo musical, sons da natureza.
Os alunos interagiram com a contadora, uma vez que também participaram neste conto «vestindo» o papel de algumas personagens, lendo partes da história e colocando «folhas de árvores» no cenário.
1ª Proposta: Na Floresta das Ideias
Na sequência da Hora do Conto «Os guardiões das Florestas», solicita-se aos alunos que escrevam um texto de uma só frase, usando 15 palavras (guarda-florestal, quedas de água, céu, mar, montanha, ilha, peixes, água, cardume, praia, vulcões, pinhal, plantas, sol) retiradas do texto e da área vocabular de Natureza, e três conectores( E; no entanto; assim como)
2ª Proposta: Ilha das Palavras Com as letras G - U- A - R - D - I - Õ - E - S
descubram 10 palavras. Utilizam-se todas as letras sem se repetirem.
3ª Proposta: Ilha das Palavras Com as letras F-L-O-R-E-S-T-A-S descubram 10 palavras. Utilizam-se todas as letras sem se repetirem.
De seguida, com as palavras que descobriram, escrevam uma história, utilizando-as todas. Só tens de te lembrar que estás a falar sobre:
OS GUARDIÕES DAS FLORESTAS
4ª Proposta: Ambiente Floresta
Dá-se o seguinte texto aos alunos:
"O vosso grupo vai atravessar uma floresta sem perigo de animais selvagens. Poderão colher frutos que encontrarem no caminho e também beber água nas nascentes.
O tempo de percurso é de 6 dias. De dois em dois dias encontrarão um barracão onde poderão descansar, tomar banho e alimentar-se tranquilamente. O tempo de hospedagem em cada barracão é de 8 horas.
Existem vários caminhos, mas aquele que vos vai levar ao vosso destino está coberto por uma relva verde com manchas de tinta vermelha.”
• Os elementos do grupo decidem aquilo que será fundamental levar nesta viagem e o que deverão fazer para tornar o trajeto mais ameno. Depois das decisões tomadas, escrevem um texto devidamente fundamentado.
Sem comentários:
Enviar um comentário