Viaja cá dentro com a tua biblioteca

Este é o espaço da tua biblioteca escolar. Um lugar para conhecer, ler, aprender, entender, descobrir, estudar...Além de livros, podes encontrar vídeos, DVD’s, CDs e navegar na Internet. Mas o livro é sempre o livro… é através da sua leitura que podemos viajar no tempo e no espaço, visitar épocas longínquas, lugares admiráveis e desconhecidos. É um mundo de poesias, de lendas, de ficção, de histórias de terror e de amor…

quarta-feira, 1 de junho de 2011

HORA DO CONTO - Os Guardiões da Floresta

Foi no dia 25 de Maio que os alunos do 5º D se deslocaram à biblioteca com o objectivo de ouvirem a história «Os Guardiões da Floresta».


Com o livro nas mãos, a professora bibliotecária ia lendo a história, ao mesmo tempo que os alunos viam as imagens em powerpoint, tendo como fundo musical, sons da natureza.

Os alunos interagiram com a contadora, uma vez que também participaram neste conto «vestindo» o papel de algumas personagens, lendo partes da história e colocando «folhas de árvores» no cenário.




Chegado o momento de «Vitória vitória acabou-se a história», os alunos participaram numa Oficina de Escrita Criativa. Um momento de imaginação e criatividade para a produção de textos de acordo com as propostas apresentadas:

1ª Proposta: Na Floresta das Ideias

Na sequência da Hora do Conto «Os guardiões das Florestas», solicita-se aos alunos que escrevam um texto de uma só frase, usando 15 palavras (guarda-florestal, quedas de água, céu, mar, montanha, ilha, peixes, água, cardume, praia, vulcões, pinhal, plantas, sol) retiradas do texto e da área vocabular de Natureza, e três conectores( E; no entanto; assim como)

2ª Proposta: Ilha das Palavras Com as letras G - U- A - R - D - I - Õ - E - S
descubram 10 palavras. Utilizam-se todas as letras sem se repetirem.

3ª Proposta: Ilha das Palavras Com as letras F-L-O-R-E-S-T-A-S descubram 10 palavras. Utilizam-se todas as letras sem se repetirem.
De seguida, com as palavras que descobriram, escrevam uma história, utilizando-as todas. Só tens de te lembrar que estás a falar sobre:
OS GUARDIÕES DAS FLORESTAS

4ª Proposta: Ambiente Floresta

Dá-se o seguinte texto aos alunos:

"O vosso grupo vai atravessar uma floresta sem perigo de animais selvagens. Poderão colher frutos que encontrarem no caminho e também beber água nas nascentes.
O tempo de percurso é de 6 dias. De dois em dois dias encontrarão um barracão onde poderão descansar, tomar banho e alimentar-se tranquilamente. O tempo de hospedagem em cada barracão é de 8 horas.
Existem vários caminhos, mas aquele que vos vai levar ao vosso destino está coberto por uma relva verde com manchas de tinta vermelha.”

• Os elementos do grupo decidem aquilo que será fundamental levar nesta viagem e o que deverão fazer para tornar o trajeto mais ameno. Depois das decisões tomadas, escrevem um texto devidamente fundamentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário