Viaja cá dentro com a tua biblioteca

Este é o espaço da tua biblioteca escolar. Um lugar para conhecer, ler, aprender, entender, descobrir, estudar...Além de livros, podes encontrar vídeos, DVD’s, CDs e navegar na Internet. Mas o livro é sempre o livro… é através da sua leitura que podemos viajar no tempo e no espaço, visitar épocas longínquas, lugares admiráveis e desconhecidos. É um mundo de poesias, de lendas, de ficção, de histórias de terror e de amor…

sexta-feira, 15 de junho de 2012

À CONVERSA COM MANUELA CASTRO NEVES


«À conversa com…Manuela Castro Neves» pretendeu criar uma "cerimónia sem cerimónias", um momento diferente, interativo, em que os alunos pudessem apreender que a escrita e a leitura, convivem com cada um de deles, está nas vidas e nas relações entre as vidas, na natureza e na forma como cada um a vê, a ouve, a sente... e pressente, como diz o poeta da montanha .


A EB1 de Palmaz, recebeu Manuela Castro Neves na biblioteca da escola, onde tudo lembrava o livro «O elefante diferente». Um elefante gigante com uma tromba a percorrer todas as paredes da biblioteca chamou a atenção da escritora e de todos os que ali entraram. Seguiu-se uma conversa animada com perguntas curiosas de todos os alunos. O orgulho em mostrar os trabalhos realizados no âmbito deste livro, refletiu-se nas paredes da biblioteca. Um elefante de feltro, igual ao da história, «apareceu» na biblioteca e os meninos ficaram encantados. Manuela Castro Neves ficou tão admirada que logo se pôs a conversar com ele! Foi uma manhã muito animada e empolgante.


Da parte de tarde, a escritora deslocou-se à biblioteca da EB1 de Areosa onde foi recebida de forma muito entusiasmada pelos alunos que também lhe colocaram muitas questões. Também eles receberam a visita do elefante de feltro e quiseram mostrar e falar sobre os trabalhos realizados sobre esta história, espalhados pelas paredes da biblioteca. Os alunos do 4º ano, lançaram ainda um desafio a Manuela Castro! Fizeram um desenho de um animal bizarro e pediram-lhe que a escritora escrevesse uma história sobre esse estranho animal. Manuela Castro ficou muito admirada e muito satisfeita com a proposta, respondendo que iria escrever uma história e que a enviaria por correio. No final, sucedeu-se uma sessão de autógrafos.
Já no final do dia, Manuela Castro Neves dirigiu-se à Biblioteca do Agrupamento de escolas do Pinheiro da Bemposta para dinamizar uma sessão especial, em que todos os convidados tiveram o privilégio de ver e ouvir esta professora/escritora que encantou com as histórias reais que contou da escola e dos seus alunos. Muitas dessas histórias podem ser lidas no livro que apresentou «Não os desiludas». Foi uma conversa informal que cativou todos os presentes!


Sem comentários:

Enviar um comentário