Viaja cá dentro com a tua biblioteca

Este é o espaço da tua biblioteca escolar. Um lugar para conhecer, ler, aprender, entender, descobrir, estudar...Além de livros, podes encontrar vídeos, DVD’s, CDs e navegar na Internet. Mas o livro é sempre o livro… é através da sua leitura que podemos viajar no tempo e no espaço, visitar épocas longínquas, lugares admiráveis e desconhecidos. É um mundo de poesias, de lendas, de ficção, de histórias de terror e de amor…

quarta-feira, 18 de abril de 2012

2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura

Segunda fase do Concurso Nacional de Leitura! Um novo desafio! As alunas leram dois livros, «Viagem à Roda do Meu Nome» e «A invenção de Hugo Cabret» de Brian Selznick.
O que escrevem as leitoras sobre as obras lidas:
«A invenção de Hugo Cabret»
«Na minha opinião, este livro é um dos melhores, talvez o melhor que já li até hoje. Bastante interessante lê-lo, porque para além da história magnífica, as ilustrações cativam e ajudam a contar a história.»
Francisca Silva 7º A
«Gostei bastante do livro porque apesar de não ser uma banda desenhada, tinha 294 páginas de ilustrações muito lindas. Foi uma história emocionante e com muito mistério.»
Jéssica 8º A
«Um livro muito interessante com muitas ilustrações sobre a história que nos falam de problemas recorrentes da nossa sociedade, como por exemplo, roubar para sobreviver. Também refere a coragem inacreditável que o Hugo tem.»
Diana 9º B
«Viagem à Roda do Meu Nome»
«Não apreciei muito o livro porque falava de duas histórias ao mesmo tempo. Não percebi o conteúdo do livro, nem a moralidade.»
Jéssica 8º A
«Não achei este livro tão interessante como «A invenção de Hugo Cabret» porque narrava duas histórias em simultâneo e, como eram em espaços e tempos diferentes, tornava o livro confuso.»
Francisca Silva 7º A
«Não achei o livro de Alice Vieira muito interessante, pois contava duas histórias em simultâneo, tornando a história muito confusa.»
Diana 9º B
Foi no dia 11 de abril que as alunas se deslocaram a Ílhavo, para participarem na 2ª fase deste concurso.
O que escreveram as alunas participantes no concurso:
«Achei este concurso bastante inovador. Nunca tinha ouvido falar. Já tinha participado em concursos a nível local mas, nunca, em nenhum à escala nacional. Depois desta experiência, fiquei com vontade de participar no próximo ano letivo e tentar ir mais longe, à fase nacional e não ficar, apenas, pela fase distrital. Gostei muito da parte cultural que foi passada no Centro Cultural de Ílhavo. Tenho pena de não ter representado a escola na fase nacional mas dei o meu contributo ao ter participado.»
Francisca Silva 7º A
«O concurso foi muito divertido. A prova escrita foi mais fácil do que imaginava. Passei o dia com colegas da escola com quem não convivo no dia a dia. Assisti a uma peça de teatro muito cativante e bem organizada. O mais aborrecido foi ter de esperar pelos resultados das provas escritas, pois estava muito nervosa e ansiosa.»
Jéssica 8º A
«A prova escrita foi bastante simples. Quando nos deslocámos para o Centro Cultural de Ílhavo, foi agradável ouvir uma aluna cantar «Senhora do Mar». Também gostei muito de assistir a uma peça de teatro muito original e criativa. O convívio foi um aspeto positivo deste concurso, pois pude conhecer alunos de várias escolas. Foi bom perceber a importância deste concurso, quer pelas provas orais, quer pelos elementos convidados para o júri e pela presença da RTP.»
Diana 9º B




 


Sem comentários:

Enviar um comentário